26 mar 2018

BY: marcos

Sem categoria

Comments: Nenhum comentário

Ao contrário da psicoterapia, Coaching não tem um processo mais profundo, e seu foco está nas questões atuais, na assertividade, na gestão de carreira, e nas perspectivas futuras do Coachee, denominado cliente. Diferentemente da psicoterapia, esse modo terapêutico não considera traumas passados ou outras situações que possam refletir no decorrer da vida de cada indivíduo.

Coaching é uma metodologia que soma conhecimento, ferramenta e técnicas de diversas ciências e áreas, aplicadas pelo coach, profissional capacitado e habilitado, que desenvolve indivíduos, pessoal e profissionalmente, através de reflexões, mudanças comportamentais, resignificação, despertando o infinito potencial do coachee, o cliente que passa pelo processo, visando sair de um ponto A para um ponto B, com técnicas e recursos, no menor tempo possível. Não podemos considerar o Coaching como um processo psicoterapêutico, mas pode ser terapêutico quando o Coachee vai adquirindo bem-estar e qualidade de vida ao se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Para entender a diferença entre Coaching e Psicoterapia é preciso esclarecer os conceitos de psicoterapia e terapia. As psicoterapias são exercidas por profissionais das áreas de psicologia, psiquiatria e psicopedagogia. Já as terapias podem ser realizadas por outros profissionais, a partir de exercícios físicos, caminhadas, massagens, meditação, yoga, dinâmicas de grupo, cultivo pessoal, aconselhamento, entre outras.

Deixe uma resposta